Autorizadas 463 vagas no Ministério da Fazenda


O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), após longo período de espera, publicou a autorização para realização de concurso no Ministério da Fazenda, com o objetivo de completar 463 vagas de assistente técnico-administrativo.

De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17), o órgão tem agora até o mês de novembro para publicar o edital, de acordo com a existência das vagas, adequação orçamentária e substituição de terceirizados.

O concurso será organizado pela Escola de Administração Fazendária e os postos serão voltados aos profissionais com ensino médio concluído.

Concurso anterior

O último concurso promovido pelo Ministério para o cargo de assistente técnico-administrativo aconteceu em 2009, quando foram abertas 2.000 oportunidades distribuídas por todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Na ocasião, o salário oferecido era de R$ 2.590,42, mais benefícios. O valor para o atual concurso, que não foi divulgado pelo órgão, deverá conter reajustes feitos ao longo dos últimos anos.

Entre as atribuições do cargo, está a execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento, de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ministério da Fazenda.

Fonte: Jornal dos Concursos


Veja o conteúdo programático do último edital:


PROGRAMA 


LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão textual. 2. Ortografia. 3. Semântica. 4. Morfologia. 5. Sintaxe. 6. Pontuação. 


RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO: 1. Estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação. 3. Diagramas lógicos. 4. Álgebra linear. 5. Probabilidades. 6. Combinações. 


CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA:  1. Conceitos básicos.  Hardware e  Software. 2. Ferramentas básicas: Sistema Operacional Windows e Linux, BrOffice, Processador de Textos Word e Planilha 
Eletrônica Excel. 3. Conceitos de Internet: e-mail e navegadores. 4. Conceitos de Tecnologia da Informação: Sistemas de Informações, Conceitos básicos de Segurança da Informação e de  Software Livre. 5. Redes de Computadores: Conceitos básicos. 


CONHECIMENTOS BÁSICOS DE DIREITO: ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL: Administrativo: 1. Lei nº. 8.112/90: Provimento, Vacância, Direitos e Vantagens, Regime Disciplinar. 2. Ato Administrativo: conceito, elementos/requisitos, atributos, Convalidação, Discricionariedade e Vinculação. 3. Poderes da Administração. 4.Licitação: Princípios,  Modalidades, Dispensa e Inexigibilidade. Processo Administrativo, Lei nº. 9.784/99. 5. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº. 1.171, de 22/06/94.  Constitucional: 6. Os poderes do Estado e as respectivas funções. 7. Hierarquia das normas. 8. Princípios fundamentais da CF/88. 9. Direitos e garantias fundamentais. 10. Organização político-administrativa do  Estado. 11. Administração Pública na CF/88. 12. Orçamento Público: Conceitos e Princípios Orçamentários.


CONHECIMENTOS BÁSICOS DE DIREITO: TRIBUTÁRIO E PREVIDENCIÁRIO: Tributário:  1. Tributo: conceito e classificação. 2. Tributos de competência da  União.  3. Obrigação tributária principal e acessória. 4. Fato gerador da obrigação tributária. 5. Domicílio tributário. 6. Crédito tributário: conceito e constituição. 7. Lançamento: conceito e modalidades de lançamento. 8. Extinção 
do crédito tributário  9. Exclusão do crédito tributário e suas modalidades. 10. Suspensão do Crédito Tributário 11.Dívida ativa; certidão negativa.  Previdenciário: 12. Seguridade social. 12.1. Conceituação. 12.2. Organização e princípios constitucionais. 13. Financiamento da seguridade social. 13.1. Receitas da União. 13.2. Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 13.3. Salário-de-contribuição. 13.3.1. Conceito. 13.3.2. Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 13.3.3. Proporcionalidade. 13.4. Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 13.4.1. Obrigações da empresa e demais contribuintes. 13.4.2. Prazo de recolhimento. 13.4.3. Recolhimento fora do prazo: juros, multa. 13.4.4. Obrigações acessórias.