Inscrições para o Enem 2012 começam nesta segunda-feira; veja o que muda na prova.


O MEC (Ministério da Educação) anunciou oficialmente nesta quinta-feira (24) as mudanças e as datas de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. A prova acontece nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições começam na próxima segunda-feira (28), a partir das 10h. Os candidatos terão até as 23h59 do dia 15 de junho para se inscrever. A taxa é de R$ 35. Alunos de escolas públicas são isentos.
Para 2012, o Inep anunciou mudanças nos critérios de correção para tornar o processo mais objetivo. A redação do Enem valerá 1.000 pontos e cada texto será lido por dois corretores, que atribuirão a nota de acordo com a avaliação de cinco competências, como o domínio da norma culta, a capacidade de argumentação e a compreensão da proposta da redação (tema). Cada item valerá 200 pontos. O Estudantes terão acesso à redação corrigida, mas não poderão recorrer da nota.

Inscrições
  • Início das inscrições: 28/5 (segunda-feira), a partir das 10h
  • Término das inscrições: 15/6 (sexta-feira), até 23h59
  • Prazo final para pagamento da inscrição: 20/6 (quarta-feira)
Provas

O exame será aplicado em dois dias: 3 e 4 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). Os portões serão abertos às 12h.

1º dia: 3/11 (sábado), das 13h às 17h30
Conteúdo: ciências humanas e ciências da natureza;

2º dia: 4/11 (domingo), das 13h às 18h30
Conteúdo: linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Resultados
  • Divulgação dos gabaritos: 7/11 (quarta-feira)
  • Divulgação do resultado final: 28/12 (sexta-feira)
Para que serve?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação do ensino médio aplicada pelo MEC (Ministério da Educação). As notas do exame também são utilizadas para ingresso no ensino superior, principalmente por meio do Prouni (Programa Universidade Para Todos), para instituições particulares, e do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para universidades públicas.

Com as notas do Enem também é possível obter a certificação de conclusão do Ensino Médio.


Fica mais difícil tirar “diploma” do antigo supletivo


A nota de corte para os interessados em conseguir certificação de EJA (Educação de Jovens e Adultos) –a prova de que o estudante conseguiu passar com sucesso pelo antigo supletivo– subiu nesta edição do Enem. Até ano passado, a nota mínima em cada uma das quatro provas era 400 e, na redação, 500. Em 2012, a nota mínima passa para 450 e a da redação se mantém em 500.
Por isso é importante a preparação, a RRCursos oferece cursos para o Enem com professores dos melhores cursinhos do País.

Fonte: Uol On-line